PAELLA COM CERTEZA

* INSPIRAÇÃO GOURMET* ( Aniversário, Confraternização, Eventos Corporativos, Festa de Final-de-Ano )

Siga o painel QUERO COZINHAR de Mackenzie no Pinterest.

HOME

Minha foto
SAMBYKIRA D"HUMORCEGO, email : humorcego@gmail.com
"É um péssimo cozinheiro aquele que não pode lamber os próprios dedos." William Shakespeare

sábado, 23 de outubro de 2010

PAELLA DO RAUL - FRUTOS DO MAR


PAELLA DE FRUTOS DO MAR




A paella (em castelhano e catalão) é um prato à base de arroz, típico da gastronomia espanhola e que tem as suas raízes na comunidade de Valência - daí que em Portugal seja comummente conhecido como Arroz à Valenciana.

Surgiu na Espanha, nos séculos XV e XVI, na região de Valência, mais especificamente na região de Albufera, região de grandes arrozais e de grande produção de verduras frescas. Originalmente um prato popular, foi criada pelos camponeses que partiam para o campo com a paellera ou paella, arroz, azeite e sal e agregavam ingredientes da caça, legumes da estação e as sobras que possuíam. O tomate só foi acrescentado posteriormente, trazido da América por Cristóvão Colombo, e o frango, que era muito caro para os padrões da época.

O prato é chamado paella devido à paellera ou paella valenciana, uma espécie de frigideira, de ferro ou aço, onde são preparados vários pratos da culinária valenciana, como o arroz negro e o fideuá. A paella ou paellera, é uma frigideira rasa e grande (diâmetro mínimo de 30 cm), com duas alças. O formato da paella favorece o cozimento do arroz por igual.
O nome Paella vem do latim "Patella", espécie de bandeja usada na Roma antiga, onde eram colocadas as oferendas aos Deuses, em rituais de fecundação da terra.

2 comentários:

  1. JA DEIXA UMA DESSAS AGENDADA PRO MEU ANIVERSÁRIO DO ANO QUE VEM... A ÚLTIMA TAVA OTIMA.
    ABRAÇO
    NELSON

    ResponderExcluir
  2. Também quero essa delicia no neu niver hehe
    bjsssssssssssssss
    Cris

    ResponderExcluir